Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind


Por Ricardo Costa e
Ricardo Iglesias


 

Coisas que todo elfo civilizado deveria saber...
Parte 3

    Neste último capítulo, colocamos aspectos gerais sobre algumas cerimônias élficas, deuses (para informações mais específicas sugerimos a leitura do suplemento Faiths and Pantheons) e os dias especiais, dedicados a comemorações e rituais religiosos. Além disto, criamos um calendário modelo para mostrarmos como seria um ano élfico em Faerûn

* * *
Parte 3
Deuses, cerimônias élficas, dias festivos, ceerimônias religiosas e calendário


   Deuses Élficos

   Segue uma rápida descrição dos deuses do Seldarine e suas caracteristicas fundamentais.

   Nome: Aerdrie Faenya (air-dree fain-yuh)
   Título: A Mãe Alada, Rainha dos Avariels
   Portifólio: Ar, clima, aves, chuva, fertilidade, avariels

   Nome:: Angharradh (on-gahr-rath)
   Título:A Deusa Triuna, Rainha de Arvandor
   Portifólio:Primavera, Fertilidade, Plantações, Nascimento, Defesa,
Sabedoria.

   Nome:Corellon Larethian (core-ell-lon lah-reth-ee-yen)
   Título: Criador dos Elfos, Primeiro do Seldarine, Coronal de Arvandor
   Portifólio: Magia, Música, Artes, Feitiços, Guerra, Raça Élfica
(especialmente Elfos do Sol [Dourados], Poesia, Bardos, Guerreiros.

   Nome:: Deep Sashelas (deep ia-she-lahs)
   Título: Senhor do Fundo do Mar, O Principe Golfinho.
   Portifólio: Oceanos, Elfos do Mar, Criação, Conhecimento.

   Nome:Erevan Ilesere (air-eh-van ill-eh-seer)
   Título: O Camaleão, A Mudança Verde, O bobo-da-corte brincalhão
    Portifólios: Dano, Mudança, Ladrões.

   Nome:Fenmarel Mestarine (fehn-muh-rehl mess-thu-reen)
   Título:: Lobo solitário
   Portifólio: Elfos selvagens, Desterrados, Bodes Expiatórios, Isolamento.

   Nome: Hanali Celanil (han-uh-lee sell-un-nihil)
   Título: O Coração de Ouro, Rosa Encantadora, Senhora Coração Dourado.
   Portifólio: Amor, Romance, Beleza, Encantamentos, Arte dos Itens Mágicos,
Artes finas, Artistas.

   Nome:: Labelas Enoreth (lah-bay-lahs ebn-or-eth)
   Título: O Doador de Vida, Senhor da Continuidade, O Sábio do Pôr-do-Sol.
   Portifólio: Tempo, Longevidade, O Momento da Escolha, História.

   Nome:Rillifane Rallathil (rill-ih-fane rall-uh-thihl)
   Título: O Senhor das Folhas.
   Portifólio: Bosques, Natureza, Elfos Selvagens, Druidas.

   Nome:Sehanine Moonbow (seh-ha-neen moon-boe)
   Título: Filha dos Céus da Noite, A Nuvem Luminosa, Dama dos Sonhos.
   Portifólio: Misticismo, Sonhos, Morte, Jornadas, Trancesdência, a Lua, as
Estrelas, o Paraíso, Elfos da Lua.

   Nome: Shevarash (shev-uh-rash)
   Título: O Arqueiro Negro, O Caçador Noturno
   Portifólio:Ódio aos drows, vingança, crusadas, perda

   Nome: Solonor Thelandira (soe-loe-nohr theh-lan-dih-ruh)
   Título: Olho Aguçado, O Grande Arqueiro
   Portifólio:Arco & Flecha, Caça, Sobrevivência na Selva

   Cerimônias Élficas

    Os livros de referência para Forgotten Realms costumam ser bastante econômicos para que se tenha uma visão mais abrangente da cultura élfica e se possa interpretar em um nível mais aprofundado. Neste caso, resolvemos colocar informações retiradas e adaptadas do livro mais completo neste sentido, o antigo "Complete Handbook of Elves". Este, no entanto, é um livro "genérico" para os elfos de AD&D 2ª Edição e estas informações estão sujeitas a adaptações para o mundo de Forgotten Realms. Informações sobre aspectos religiosos foram retiradas e adaptadas do Faiths and Pantheons.

    Celebração do nascimento: o nascimento de um elfo é motivo de grande alegria e vilas param para comemorar com os pais e oferecer presentes. As celebrações duram dias e são concluídas com a atruibuição do nome ao recém nascido. Os elfos recebem dois nomes: um público e um secreto, conhecido apenas por seus pais, por ele próprio e pelo sacerdote que preside a cerimônia e só é revelado por ele a alguém em sinal de amor ou respeito.

    Maturidade: Uma cerimônia formal anuncia a maturidade do elfo, que deixa a casa de seus pais. A ele são oferecidos presentes de acordo com sua inclinação. Os mais idosos contam suas aventuras de juventude e desejam boa sorte aos novos que seguirem seus passos.

    Casamento: É um momento de grande alegria e muito mais raro entre os elfos do que entre as criaturas de vida curta. A cerimônia, realizada por sacerdotes de Celanil, é considerada tão sagrada que existem poucas coisas mais perigosas do que profanar este ritual. Se algum elfo, por exemplo, resolver matar um dos noivos, terá a ira dos outros para sempre e será caçado junto com sua linhagem por toda a eternidade. O enlace dura, salvo raríssimas exceções, até a morte do parceiro. Eles trocam juras que unem o espírito e o coração um do outro, em uma união tão profunda que ficam conscientes das necessidades e emoções do parceiro, mesmo que não possam ler seus pensamentos. Aqueles que não desejam partilhar a intimidade em tal nível, preferem viver juntos sem realizar a cerimônia.

     Somente a mais grave das tragédias e traições pode separar um casal. Mesmo que briguem, ainda assim continuam a se amar. Mesmo com toda esta comunhão, pode acontecer de um elfo afastar-se de seu conjugue por longos períodos, seja para buscar o crescimento como para avaliar seu relacionamento e torná-lo melhor. Porém quando retornam, os sentimentos permanecem vivos e frescos.

    Juramento de Sangue: Nem sempre os elfos são pacíficos. Se gravemente insultados ou feridos, ou tiverem amigos que o foram, podem fazer o juramento sagrado de vingança, feito na hora mais escura antes do alvorecer. Os outros elfos entendem o caráter do juramento e liberam o elfo vingador de suas tarefas para cumprir o seu voto. A vingança normalmente é fazer com que o ofensor pague a mesma ofensa que cometeu, ou fique por algum tempo prestando serviço ao ofendido. Em outros casos, porém, somente a morte irá satisfazer o juramento de sangue.

  Dias Festivos

    Mudança do Ano (1) :O solstício (2) de inverno marca para os elfos o derretimento da neve e o nascimento de um novo ano. Ao contrário do que acontece com os humanos, que festejam e bebem, a Mudança do Ano é comemorada silenciosamente, com meditações sobre o ano que passou e o que virá.

    Dias das Fadas (3) : relembra o parentesco élfico com outras raças como os pixies, sprites e leprechauns. Neste dia povos de todas as raças das fadas são convidados a celebrar com diversões e travessuras que testam a astúcia dos participantes.

    Rito da Primavera: O equinócio (4) da primavera representa uma época de fertilidade para os elfos. Durante a semana do equinócio não costumam fazer nenhuma tarefa e as decisões importantes são deixadas para a semana posterior. Eles cantam e começam romances. A maioria dos casamentos são realizados ou anunciados nesta semana.

    Dia da Longa Era(5) : Celebra a criação e batalha de Corellon contra Grumsh. Neste dia relembram a presença de seus inimigos. O Dia da Longa Era acontece durante o solstício de verão é é uma boa desculpa para se caçar orcs. Durante a noite da caça, os elfos armam-se com adagas de obsidianas e cortam-se, deixando cair seu sangue ao solo, simbolizando o sangue derramado que tornou suas existências possíveis. E em seguida se abatem sobre os lares dos orcs, matando tantos quantos possíveis durante esta a noite.

(Obs: Matar orcs sem provocação me parece um tanto brutal. Por não combinar com a natureza geral dos elfos de Forgotten Realms, não incluiria este ritual em uma campanha para este cenário)

    Rito do Outono: Assim como o rito da primavera é dedicado ao nascimento, o Rito do Outono é dedicado a morte. No equinócio do outono, o Rito do Outono é realizado e dura uma semana, onde os elfos contemplam o espírito dos antepassados, a passagem para Arvandor(6) e iminência da morte, mesmo tendo uma vida quase imortal.

(1) - Yeartide, no original.
(2) - Solstício: marca o dia mais curto do ano (inverno) ou o mais longo (verão)
(3) - FaerieLuck, no original.
(4) - Equinócio: dia do ano em que o sol determina a igualdade da duração do dia e da noite.
(5) - Agelong, no original.
(6) - Arvanaith, no original, que se refere aos elfos genéricos para AD&D.

Cerimônias Sagradas:

    Para os seguidores de Aerdrie Faenya: a Dança dos Ventos que Giram, que acontece semestralmente nos equinócios da primavera e outono.
    Para os seguidores de Angharradh: o ritual da União das Três, que acontece a cada quadriênio no Dia da Paz de Corellon (Encontro dos Escudos, no Calendário de Harptos).
    Para os seguidores de Corellon Larethian : Além de outras celebrações menores, O festival do Lateu'quor (A Comunhão Florestal da Lua Crescente), a cada mês no primeiro dia da lua crescente.
    Para os seguidores de Deep Sashelas: O ritual do Alto Fluxo, durante a maré alta, e da Vazante Profunda, na maré baixa.
        Para os seguidores de Erevan Illesere: a festividade da Cambalhota da Meia Noite, mensalmente, durante um dia de lua cheia em uma clareira na floresta.
    Para os seguidores de Fenmarel Mestarine: não há dias específicos, mas celebrações pessoais.
    Para os seguidores de Hanali Celanil: a celebração do Segredos do Coração, mensalmente durante um dia de lua cheia.
    Para os seguidores de Labelas Enoreth: não há dias específicos, mas uma celebração pessoal, realizada no por do sol, conhecida como a Marcação do Tempo
    Para os seguidores de Rillifane Rallathil: O festival do Florescimento,realizado duas vezes por ano no equinócio de primavera e no de outono.
    Para os seguidores de Sehanine Moonbow: além de outros dias sagrados menores, estão as Consagrações Lunares, evento meditativo mensal acontecido durante a lua cheia, e os Ritos Místicos da Nuvem Luminosa, durante o Banquete da Lua.
    Para os seguidores de Shevarash: o culto ao Extermínio da Côrte Negra, acontecido durante o dia do Festival de Inverno, onde fazem votos de destruir o panteão drow.
    Para os seguidores de Solonor Thelandira: Cerimônias sem nome específico, uma mensal durante a lua cheia (sacrifícios de caça em ação de graças) e outra anual, durante o Dia da Paz de Corellon (Encontro dos Escudos), onde os seguidores participam de uma competição de arco.


Calendário

    

Calendário de Dias Especiais dos Elfos de Faerûn
(sugestão)

    Celebrações Religiosas
    Celebrações Gerais

Hammer
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
F.Inv.
                 
02 - Festividade da Cambalhota da Meia Noite (Erevan Illesere), celebração dos Segredos do Coração (Hanali Celanil), Consagrações Lunares (Sehanine Moonbow)
23 - Lateu'quor ou Comunhão Florestal da Lua Crescente (Corellon)
Festival de Inverno - Culto do Extermínio da Côrte Negra (Savarash)
Fases da Lua: 2-Cheia, 9-Ming., 16- Nova, 23- Cresc., 30- Cheia
Alturiak
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
                 
20 - Lateu'quor ou Comunhão Florestal da Lua Crescente (Corellon)
27 - Festividade da Cambalhota da Meia Noite (Erevan Illesere), celebração dos Segredos do Coração (Hanali Celanil),Consagrações Lunares (Sehanine Moonbow)
Fases da Lua: 6-Ming., 13- Nova, 20- Cresc., 27- Cheia
Ches
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
                 

18- Lateu'quor ou Comunhão Florestal da Lua Crescente (Corellon)
19 - Equinócio da Primavera: Dia das Fadas, Rito da Primavera, Dança dos Ventos que Giram (Aerdrie Faenya), Festival do Florescimento (Rillifane Rallathil)
20- Rito da Primavera
21- Rito da Primavera
22- Rito da Primavera, Festividade da Cambalhota da Meia Noite (Erevan Illesere), celebração dos Segredos do Coração (Hanali Celanil),Consagrações Lunares (Sehanine Moonbow)
23- Rito da Primavera
24- Rito da Primavera
25- Rito da Primavera
26- Rito da Primavera
27- Rito da Primavera
28- Rito da Primavera
Fases da Lua: 4-Ming., 11- Nova, 18- Cresc.,22- Cheia., 29-Ming.

Tarsakh
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
F.Pla
               
13- Lateu'quor ou Comunhão Florestal da Lua Crescente (Corellon)
20- Festividade da Cambalhota da Meia Noite (Erevan Illesere), celebração dos Segredos do Coração (Hanali Celanil),Consagrações Lunares (Sehanine Moonbow)
Fases da Lua: 6- Nova, 13- Cresc.,20- Cheia., 27-Ming.
Mirthul
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

10- Lateu'quor ou Comunhão Florestal da Lua Crescente (Corellon)
17- Festividade da Cambalhota da Meia Noite (Erevan Illesere), celebração dos Segredos do Coração (Hanali Celanil),Consagrações Lunares (Sehanine Moonbow)
Fases da Lua: 3- Nova, 10- Cresc., 17- Cheia., 24-Ming.

Kythorn
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
09- Lateu'quor ou Comunhão Florestal da Lua Crescente (Corellon)
16- Festividade da Cambalhota da Meia Noite (Erevan Illesere), celebração dos Segredos do Coração (Hanali Celanil), Consagrações Lunares (Sehanine Moonbow)
20- Solstício de Verão - Dia da Longa Era
Fases da Lua: 2- Nova, 9- Cresc., 16- Cheia., 23-Ming, 30-Nova.
Flamerule
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
F.Ver
E.Esc
07 - Lateu'quor ou Comunhão Florestal da Lua Crescente (Corellon)
14 - Festividade da Cambalhota da Meia Noite (Erevan Illesere), celebração dos Segredos do Coração (Hanali Celanil),Consagrações Lunares (Sehanine Moonbow)
Encontro dos Escudos (a cada 4 anos) - Ritual da União das Três (Angharradh), Dia da Paz de Corellon, Competição de arco ( Solonor Thelandira)
Fases da Lua: 7- Cresc., 14- Cheia., 21-Ming, 28-Nova.
Eleasias
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
       
03 - Lateu'quor ou Comunhão Florestal da Lua Crescente (Corellon)
10 - Festividade da Cambalhota da Meia Noite (Erevan Illesere), celebração dos Segredos do Coração (Hanali Celanil), Consagrações Lunares (Sehanine Moonbow)

Fases da Lua: 3- Cresc., 10 - Cheia., 17-Ming, 24-Nova.
Eleint
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
F.Col
     
01 - Lateu'quor ou Comunhão Florestal da Lua Crescente (Corellon)
08 - Festividade da Cambalhota da Meia Noite (Erevan Illesere), celebração dos Segredos do Coração (Hanali Celanil),Consagrações Lunares (Sehanine Moonbow)
11 - Equinócio de Outono- Rito do Outono, Dança dos Ventos que Giram (Aerdrie Faenya), Festival do Florescimento (Rillifane Rallathil)
12- Rito do Outono
13- Rito do Outono
14- Rito do Outono
15- Rito do Outono
16- Rito do Outono
17-Rito do Outono
18- Rito do Outono
19- Rito do Outono
20- Rito do Outono
Fases da Lua: 1-Cresc., 8- Cheia, 15- Ming., 22-Nova, 29-Cresc.
Marpenoth
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
     
05 - Festividade da Cambalhota da Meia Noite (Erevan Illesere), celebração dos Segredos do Coração (Hanali Celanil), Consagrações Lunares (Sehanine Moonbow)
26 - Lateu'quor ou Comunhão Florestal da Lua Crescente (Corellon)

Fases da Lua: 5- Cheia, 12- Ming., 19-Nova, 26-Cresc,
Uktar
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
F.Lua
   
03 - Festividade da Cambalhota da Meia Noite (Erevan Illesere), celebração dos Segredos do Coração (Hanali Celanil), Consagrações Lunares (Sehanine Moonbow)
24 - Lateu'quor ou Comunhão Florestal da Lua Crescente (Corellon)
Festival da Lua - Ritos Místicos da Nuvem Luminosa (Sehanine Moonbow)

Fases da Lua: 3- Cheia, 10- Ming., 17-Nova, 24-Cresc., F.Lua -Cheia
Nightal
   
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
 
27
28
29
30
 
01 - Festividade da Cambalhota da Meia Noite (Erevan Illesere), celebração dos Segredos do Coração (Hanali Celanil), Consagrações Lunares (Sehanine Moonbow)
10-- Solstício de Inverno: Mudança do Ano
18 - Lateu'quor ou Comunhão Florestal da Lua Crescente (Corellon)

Fases da Lua: 4 - Ming, 11- Nova, 18 -Cresc, 25-Nova

 

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.