Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Amostras de Livros
 
Amostras do Draconomicon, o Livro dos Dragões

Por Andy Collins, Skip Williams e James Wyatt.
Tradução por Fernando Brauner; Revisado por Daniel Bartolomei Vieira.

Permita que este livro lhe inspire. Se você usá-lo para construir novos adversários dracônicos e instigantes covis de dragões cheios de tesouros lendários, ou então usá-lo para construir um personagem que cavalgue um dragão de prate em batalha contra os servos de Tiamat, você certamente irá encontrar não só as regras de que precisa, mas também as ferramentas para tornar seu jogo mais divertido. Dragões são criaturas lendárias, e com este livro você pode ser uma parte desta lenda. Reconte, reviva, reforme seu personagem ou a imagem de sua campanha. O Draconomicon lhe mostrará como.

O Draconomicon oferece tanta riqueza de detalhes em todos os aspectos dos dragões que torna difícil escolher o melhor assunto para uma apresentação prévia. Então, aqui, oferecemos uma olhadela do começo da vida de um dragão…

Ovos

Ovos de dragão variam em tamanho dependendo do tipo do dragão. Eles geralmente são da mesma cor que o dragão que os pôs e tem as mesmas imunidades contra energia que o dragão que os pôs (por exemplo, os ovos de um dragão negro são negros ou cinza escuros e impermeáveis ao ácido). Um ovo de dragão tem uma forma ovóide alongada e uma casca dura e pedregosa.

Um dragão fêmea pode começar a produzir ovos em sua fase adulto jovem, e pode permanecer fértil até a idade de muito antiga. Machos são capazes de fertilizar ovos começando na fase de adulto jovem e permanecem férteis até a fase de ancião. 

Os ovos são fertilizados dentro do corpo da fêmea e ficam prontos para postura em um quarto do período de incubação, como mostrado na tabela abaixo..

Os números dados na tabela são aproximados; períodos atuais podem variar até 10 dias em quaisquer dos casos. 

Tabela 1-1: Características do Ovo de Dragão

Cor

Pronto para Postura

Incubação Total

Tamanho

Azul

150 dias

600 dias

Pequeno

Branco

105 dias

420 dias

Miúdo

Bronze

150 dias

600 dias

Pequeno

Cobre

135 dias

540 dias

Miúdo

Latão

120 dias

480 dias

Miúdo

Ouro

180 dias

720 dias

Médio

Prata

165 dias

660 dias

Pequeno

Preto

120 dias

480 dias

Miúdo

Verde

120 dias

480 dias

Pequeno

Vermelho

165 dias

660 dias

Médio

Regras: Ovos de Dragão

Embora o ovo contenha um embrião vivo, trate um ovo de dragão como um objeto inanimado com as seguintes estatísticas. 

Estatísticas de Jogo para Ovos de Dragão

* Um ovo de dragão tem um diâmetro de máximo equivalente a cerca de metade de seu comprimento

Tamanho do Ovo

Comprimento*

Peso

Dureza/
Pontos de Vida

CD para Quebrar

Miúdo

30cm.

0,5kg

8/10

12

Pequeno

60cm

4kg

10/15

13

Médio

120cm.

30kg.

10/20

15

A Postura de Ovos de Dragão

Ovos de dragão são postos em ninhos de dois a cinco, pelo menos uma vez por ano. A ovulação começa com a união do casal, e uma dragonesa pode produzir ovos menos freqüentemente, se assim desejar, simplesmente não acasalando. O acasalamento e postura de ovos podem acontecer em quase qualquer estação do ano. 

A maioria dos ovos de dragão é posta em um ninho dentro da toca da fêmea, onde o pai ou os pais podem vigiá-los e cuidá-los. Um ninho típico consiste em um covo ou um monte de terra, com os ovos completamente enterrados em material macio, como areia ou folhas. A forma de ovóide de um ovo de dragão dá a este grande resistência à pressão, e a fêmea pode caminhar, brigar ou dormir sobre o ninho sem medo de quebrar seus ovos. 

Dragões às vezes deixam seus ovos sem cuidado. Em tais casos, a fêmea toma um grande cuidado para manter o ninho escondido. Ela ou seu companheiro (ou ambos) podem visitar a área que contém o ninho periodicamente, mas eles tomam cuidado para não se aproximarem demais do ninho, a menos que algum perigo ameace os ovos. 

Regras: Incubando Ovos de Dragão

Uma vez posto, um ovo de dragão requer condições satisfatórias para incubação se for para ser chocado. As exigências básicas dependem do tipo de dragão, como descrito abaixo. O dragão embrionário dentro de um ovo de dragão pode sobreviver dentro de condições de incubação inadequadas, mas não durante muito tempo. Durante todas as horas durante as quais não são atendidas as condições de incubação, o pequeno embrião dracônico deve fazer um teste de Constituição (DC 15+1 por teste anterior; um dragão embrionário tem o mesmo valor de Constituição de dragão recém chocado) para sobreviver. 

Um dragão embrionário dentro de um ovo de dragão fica consciente quando entra no quarto final do período de incubação. 

As condições de incubação do ovo do dragão se dão como a seguir:

Azul: Por metade de cada dia, o ovo deve ser mantido em uma temperatura de 30 a 50º C, seguido de metade do dia mantido a 4 a 16º C.

Branco: O ovo deve ser enterrado em neve, envolvido em gelo ou ser mantido em uma temperatura abaixo de -17º C.

Bronze: O ovo deve ficar imerso no mar ou no oceano ou em algum lugar onde a maré flua sobre ele pelo menos duas vezes por dia.

Cobre: O ovo deve ser imerso em ácido forte o bastante causar, no mínino, 1d4 pontos de dano por rodada de exposição, ou coberto por areia fresca ou barro (4 a 16º C).

Latão: O ovo deve ser mantido em uma chama aberta ou em uma temperatura de pelo menos 60º C.

Negro: O ovo deve ser imerso em ácido forte o bastante para causar, no mínimo, 1d4 pontos de dano por rodada de exposição, ou ser imerso em um pântano, banhado ou charco.

Ouro: O ovo deve ser mantido em uma chama aberta ou em uma temperatura de pelo menos 60º C.

Prata: O ovo deve ser enterrado em neve, envolvido em gelo ou ser mantido em uma temperatura abaixo de -17º C.

Verde: O ovo deve ser imerso em ácido forte bastante causar, pelo menos, 1d4 pontos de dano pelo menos por rodada de exposição, ou enterrado em folhas umedecidas com água pluvial.

Vermelho: O ovo deve ser mantido em uma chama aberta ou em uma temperatura de pelo menos 60º C.

Chocando Ovos de Dragão

Quando um ovo de dragão termina de incubar, o pequeno dragão dentro deve romper a casca do ovo. Se os pais estão perto, estes frequentemente ajudam batendo suavemente na casca de ovo. Caso contrário, o pequeno dragão deve fazer seu próprio caminho para fora, um processo que normalmente leva não mais que um minuto ou dois, uma vez o pequeno dragão comece a tentar escapar do ovo. Todos os ovos em um ninho chocam ao mesmo tempo. 

Ovos de dragão cuidados e incubados adequadamente têm, praticamente, 100% de chance de chocar. Ovos que foram perturbados, e, particularmente ovos que foram afastados de um ninho e incubaram artificialmente, muito provavelmente não produzirão dragões vivos.

Regras: Chocando Ovos de Dragão

Para chocar, um pequeno dragão precisa escapar da casca de seu ovo. De sua posição dentro do ovo, o pequeno dragão não pode morder a casca do ovo, e suas garras são muito fracas para superar a dureza da mesma. Para escapar do ovo, o pequeno dragão deve quebrar a concha fazendo um teste de Força. Felizmente para o pequeno dragão, ele simplesmente escolher 20 no teste, quebrando a casca do ovo em aproximadamente 2 minutos.

Para determinar o dia certo em que os ovos em um ninho irão chocar, jogue 1d10. Em um número impar, os ovos chocam 1d10 antes do esperado (veja Tabela 1-1). Em um número par, os ovos chocam 1d10 dias após o esperado. 

Se o ovo foi cuidado por pelo menos um dos pais, o pequeno dragão não precisa fazer nenhum teste adicional para sobreviver. 

Entretanto, se as condições de incubação foram menores que a ideal, o pequeno dragão deve fazer um teste de Constituição para sobreviver. A tabela abaixo fornece uma lista de circunstâncias e a CD do teste de Constituição para sobreviver, a despeito das condições adversas.

No caso de um ninho perturbado ou de um ovo removido do ninho, a criatura que vigia o ovo pode fazer um teste da perícia Cura, com um bônus de +1 se a criatura possuir 5 ou mais graduações na perícia Conhecimento (arcano). O pequeno dragão pode usar seu próprio teste de Constituição ou do teste de Cura, o que for mais alto. 

Abrir um ovo antes do quarto final do período de incubação faz com que o pequeno dragão lá dentro morra. Se o ovo for aberto durante o quarto final do período de incubação, o pequeno dragão pode fazer um teste de Constituição para sobreviver, mas se for bem sucedido, ainda assim ele recebe dano não letal, equivalente a seus pontos de vida atuais. Este dano não pode ser curado até que o período de incubação normal do pequeno dragão termine, e ele permanece abalado durante o período inteiro. Durante este período, um pequeno dragão chocado prematuramente deve ser cuidado da mesma maneira que um ovo não chocado para poder sobreviver.

Circunstância 

CD do Teste de Constituição

Ninho imperturbado

Ninho perturbado, mas restabelecido pelos pais

10

Ninho perturbado, mas restabeleceu por um dragão diferente dos pais

15

Ninho perturbado, mas restabeleceu por um não dragão

20

Removido do ninho, cuidado por dragão

20

Removido de ninho, cuidado por um não dragão

25

Ovo abrerto prematuramente

5





Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.